Tendências
21.out.2012

Tucuruvi cresce

Ao completar 109 anos, bairro assume novas características e passa por transformações

Em 2012 o tradicional bairro do Tucuruvi está completando 109 anos de vida. Seu nome tem origem na língua tupi e significa "gafanhoto verde" e vem da junção dos dos termos tukura ("gafanhoto") e oby ("verde"). Aliás, gafanhoto é mascote da escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi, localizada no bairro.

O bairro sempre teve uma característica residencial muito forte e o comércio cresceu rapidamente. Os moradores puderam perceber o bairro crescer e ser valorizado nos últimos anos. Como está bem localizado, não era difícil para que quem morasse lá precisasse sair de lá para obter luxos que o Tucuruvi não oferecia. Mas isso foi mudando, começando com a inauguração, em 1998,da estação terminal da Linha 01 do Metrô de São Paulo, com o mesmo nome. Ela ocupa um local bem próximo onde, no passado, havia a estação do Trenzinho da Cantareira, em frente à Colina do Tucuruvi, local do Palacete de Harding e primeiro núcleo habitacional do bairro. Também próxima e pertencente ao distrito está a Estação Parada Inglesa.

Foi a inauguração dessas estações que mudou o perfil do bairro, que começou a ver a construção de prédios residenciais – e até alguns comerciais. Mas o que deve mudar ainda mais essas características será a inauguração do primeiro shopping da região. Segundo a construtora JHDF, responsável pelo empreendimento, a inauguração deve ocorrer até o final de novembro deste ano. Com ele, várias obras várias estão sendo feitas no seu entorno, inclusive o prolongamento da Rua Paulo de Farias e readequação de ruas próximas. O Shopping Metrô Tucuruvi, além do centro de compras, contará com terminal de ônibus e estação de metrô.

O Metrô trouxe desenvolvimento e valorização imobiliária para o bairro. As empresas do setor começaram, como em muitas regiões, construindo sobradados e pequenos condomínios de casas. Os imóveis da região valorizaram muito, assim como os terrenos. Com o tempo, os construtores começaram a apostar no lançamento de prédios residenciais, que tiveram retorno imediato.

De acordo com o Creci, a valorização do bairro nos últimos anos, principalmente com a construção do shopping, foi de 20% a 25%. O preço no metro quadrado é de R$ 3 mil para casas e R$ 5 mil para apartamentos. Segundo levantamentos do Ibope, entre abril e outubro do ano passado, o preço do metro quadrado no Tucuruvi foi um dos que mais subiu em toda a cidade.

O Shopping Metrô Tucuruvi será o mais novo ponto de referência da zona norte, ponto de congruência de pessoas de diversas regiões, com lazer, diversão, ampla variedade de lojas e conforto. É de se esperar, como aconteceu em outras localidades da cidade, que o centro comercial vá impactar e valorizar ainda mais o bairro. Já está, mas a efetiva inauguração possibilitará novos negócios em seu entorno, como comércio e prédios de escritórios.

#DECORAÇÃO, #ILUMINAÇÃO, #CASA, #AMBIENTE, #ACONCHEGANTE
Forte:
ZN Imóvel
O Portal de Imóvel da Zona Norte de São Paulo
https://www.znimovel.com.br/