Notícias do seu Bairro
Atualizado em: 03.out.2024
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

Conheça os museus da Zona Norte

Região reúne diversos espaços para promover a arte e a cultura na ZN

Imagem Conheça os museus da Zona Norte
Logo Copiar Blog Notícia

São Paulo possui um leque enorme de Museus espalhados pela capital, de ponta a ponta do estado pode-se encontrar os mais variados espaços para arte. Um museu no bairro valoriza a região, pois o local possui um acervo enorme que aborda pesquisa, traz materiais e equipamentos capazes de promover a reflexão da importância da arte e cultura.

Dessa forma, a Zona Norte também acompanha essa variedade de opções e oferece aos seus visitantes diversos tipos de Museus, com uma rica variedade de nichos, para todos os públicos.

Confira a abaixo alguns Museus na Zona Norte de São Paulo:

 

Museu do Transporte Público

A cidade cresceu, a população aumentou, os bairros expandiram e o transporte não parou no tempo. E que tal acompanhar essa evolução? O Museu dos Transportes é mais uma opção de passeio na cidade de São Paulo. Localizado no bairro do Canindé, o espaço resgata momentos históricos e traz à memória períodos marcantes sobre o desenvolvimento do transporte público na capital paulista.

Isso mesmo. Transporte público também merece museu e visitar o museu dos transportes é uma volta ao passado. Inaugurado em 1985, o museu foi iniciativa do ex-funcionário da Companhia Municipal de Transportes Coletivos, Gaetano Ferolla. Ao longo do tempo a coleção foi enriquecida por doações de colecionadores e instituições. São elas as responsáveis por evocar a aura romântica da cidade no século XIX.
 

FOTO DIVULGAÇÃO: Site Acervo Estadão
 

Os visitantes podem viajar pelo passado através de uma galeria de fotos, livros, móveis, objetos, e documentos sobre o transporte urbano. Também é possível conferir relíquias dos principais veículos que marcaram a história do País, como o primeiro bonde a circular no Brasil em 1859 e até o primeiro trólebus de fabricação nacional, produzido em 1960.

O acervo conta com as primeiras carteiras de habilitação a serem emitidas, incluindo as de cocheiros, um bonde de tração animal que era puxado por burros e muito mais.
 

Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 780 - Canindé, São Paulo - SP - 01109-100 - VEJA GOOGLE MAPS

Telefone: (11) 3315-8884

Preço: Gratuito

Horário de Funcionamento:  terça a domingo 09h às 17h

 

Museu Florestal Octávio Vecchi

O Museu Florestal “Octávio Vecchi”, visa proporcionar atividades de lazer e cultura, priorizando o público estudantil e os aspectos de educação ambiental. Pretende auxiliar no aumento da conscientização ecológica e pela valorização do homem pela vida no planeta.
 

FOTO DIVULGAÇÃO: Site Guia das Artes
 

O Museu Florestal Octávio Vecchi possui acervo em madeira rica em detalhes, com réplicas perfeitas das sementes e folhas das árvores, além de peças em charão, xilogravura e exposições itinerantes.
 

Endereço: Rua do Horto, 931, Horto Florestal, São Paulo - SP, 02377-000 - VEJA GOOGLE MAPS

Telefone: (11) 2231-8555

Preço: Gratuito

Horário de Funcionamento:  Quarta a Sexta das 09h às 12h e das 13h30 às 15h00

 

Museu Aberto de Arte Urbana

Muita gente que passa pela avenida Cruzeiro do Sul nem desconfia que está em um museu. Isso mesmo. Um dos primeiros museus a céu aberto do mundo reúne diversos painéis. São grafites imensos que levam cor ao longo de dois quilômetros de extensão, passando pelas estações Santana, Carandiru e Tietê do metrô. As obras foram realizadas em 2011 e 2014 por mais de 150 artistas.
 

FOTO DIVULGAÇÃO: Binho Ribeiro - Site Vejasp
 

O projeto deu início após 11 grafiteiros serem presos por pintarem as vias. Depois de meses, o grupo amadureceu a ideia e conseguiu apoio da Secretaria de Cultura do Estado. Além das obras, o lugar também passou por uma reforma, com grama nos espaços entre as vigas do metrô Linha Azul e as calçadas viraram ciclofaixas para as bicicletas.
 

Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2611, Santana, São Paulo - SP - VEJA GOOGLE MAPS

Horário de Funcionamento:  24h

 

Dessa forma, ficou evidente o quanto a Zona Norte é rica na variedade de Museus espalhados pela região, tem de todos os gostos e preferências. E, é importante ressaltar que esses são só alguns que estão pelo local, existem muitos outros que não foram citados, mas vale a pena a sua visita.

 

Fonte:
ZN Imóvel
O Portal de Imóvel da Zona Norte de São Paulo
www.znimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel
< Post Anterior
Pode cobrar aluguel antecipado na locação residencial?
Próximo Post >
Qual o valor do Aluguel dos Apartamentos na Vila Guilherme?