O mercado imobiliário na cidade de São Paulo ainda está em um momento de recuperação, esperando que lançamentos e vendas voltem com força este ano. Isso é um fato. Mas também é fato que muitos bairros têm demanda reprimida e esperam esse novo movimento positivo para retomar o ritmo de 2010/2011. A Vila Maria é um deles.
O bairro é um dos mais bem localizados da zona norte. Está na “entrada” da região, vizinho à zona leste, Guarulhos e com importante proximidade com grandes rodovias, como a Dutra, Fernão Dias e Ayrton Senna.
O bairro, com seus subdistritos, tem grandes áreas a ser exploradas e terrenos que podem receber empreendimentos de todos os tipos: residenciais, comerciais e industriais, entre outros. E mais, por ter também sofrido com a parada do mercado, possui uma demanda por lançamentos que poucas áreas na cidade possuem.
Leia também:
Mercado imobiliário: Aluguel residencial fica mais caro
Mercado imobiliário: Imóveis usados têm queda de vendas
Vila Maria completa 96 anos de progresso
Em média, o metro quadrado no bairro (considerando o que chamam de Vila Maria Baixa e Vila Maria Alta) é de R$ 4.632. De acordo com o portal AgenteImóvel, o preço aumentou 2,3% entre novembro e dezembro de 2012. O bairro ainda é muito mais residencial que comercial, mas, dependendo da área, possui muitos galpões industriais ligados, principalmente, aos segmentos de transporte e logística, exatamente pela posição estratégica do bairro. Ainda é considerado de média densidade comercial, com um grande volume de pequenos comerciantes, transportadoras e prestadores de serviços, vez que nos últimos anos, não tivemos a oportunidade de trazer para o bairro, novas empresas de porte. Não há, no bairro, por exemplo, apesar da demanda, um shopping Center.
Conta com quase 110 mil habitantes que têm uma forte característica que é a de não querer sair da Vila Maria, mesmo com melhoria econômica. O morador da Vila Maria se sente protegido e muito perto um do outro. Geralmente quando muda de imóvel, compra um melhor no mesmo bairro.
Enfim, a Vila Maria tem muito a oferecer para o mercado imobiliário. Com muitas áreas livres, tem potencial para crescer vertical e demanda reprimida para novos empreendimentos, principalmente edifícios residenciais.
O mercado imobiliário em São Paulo está em recuperação e bairros como a Vila Maria aguardam um movimento positivo para retomar o ritmo de crescimento. Localizado estrategicamente, o bairro possui áreas livres e demanda reprimida para novos empreendimentos, principalmente residenciais. Com grande densidade populacional e caráter residencial, a Vila Maria se destaca por sua preferência dos moradores em permanecer na região, o que a torna um excelente foco de investimento imobiliário.