Um bairro com um shopping tende a ser mais valorizado. Isso acontece em qualquer ponto do Brasil, mas na zona norte essa máxima é ainda mais forte. Atualmente a região conta com novos shoppings de diversos tipos e tamanhos, já contando com o recém-aberto Shopping Tietê Plaza de Pirituba, à entrada da Rodovia Bandeirantes, mas tem potencial.
Segundo o mercado, a demanda é grande, pois a população local tem uma das melhores renda per capita da cidade e quer contar com mais centros desse tipo próximos dela. A história da zona norte é intimamente ligada com a história dos shoppings na Capital.
O Shopping Center Norte, o primeiro da região, foi inaugurado em 1984 e ainda é um dos maiores da cidade, com mais de 300 mil metros quadrados de área total do terreno, possui por volta de quinhentas lojas e um estacionamento para doze mil veículos. Além disso, todo seu entorno vem se valorizando gradativamente, com muitos lançamentos imobiliários. O que sempre acontece em volta desses centros.
Leia também:
Mercado imobiliário: terceira idade mostra sua força
O Mercado Imobiliário em 2013 e o que esperar para 2014
Mercado imobiliário: um tipo de comprador para cada região
Melhor infraestrutura, mais transporte público, melhor qualidade de vida e, claro, mais empresas, comércio e condomínios são algumas das mudanças que esses centros promovem. A zona norte foi uma das áreas da cidade que mais se beneficiou dessas características. Muito em razão das áreas próximas que, maioria das vezes, não tinham uma ocupação regular. A construção e inauguração de shoppings em alguns bairros atraiu o interesse e valorizou diversos bairros da região.
Mesmo que não se tenham projetos de novos lançamentos na zona norte para 2014, essa mudança que um shopping promove se manterá por mais algum tempo. É de se esperar que novos movimentos aconteçam em breve. O mercado e o público esperam por isso.
O texto aborda a relação entre a presença de shoppings na zona norte e a valorização dos bairros nessa região. Com a recente inauguração do Shopping Tietê Plaza em Pirituba, a demanda por mais centros comerciais aumenta devido à alta renda per capita dos moradores locais. A história da zona norte está ligada ao surgimento desses empreendimentos, que impactam positivamente na infraestrutura, transportes, qualidade de vida e valorização imobiliária. Mesmo sem novos lançamentos previstos para 2014, a tendência de crescimento e valorização se mantém, com a expectativa de novos empreendimentos no futuro.