O aumento da presença de animais de estimação nas famílias brasileiras está impactando o mercado imobiliário, especialmente na busca por apartamentos para alugar em condomínios que aceitam pets.
Pensando nisso, listamos os apartamentos para alugar na Zona Norte que aceitam cachorro e outros animais.
Imagem: Freepik
A procura por apartamentos que aceitam cachorros e gatos cresceu 43% em 2023 em comparação com 2020. Essa demanda é impulsionada por diversos fatores, como:
Aumento do número de animais domésticos
A estimativa é que existam mais de 54 milhões de animais de estimação no Brasil, um crescimento de 13% em 5 anos.
Mudanças no estilo de vida
As famílias estão cada vez mais buscando opções de lazer e atividades que incluam seus animais de estimação.
Conscientização sobre os benefícios dos pets
A presença de animais de estimação pode trazer diversos benefícios para a saúde física e mental dos seres humanos. Com isso, esse aumento faz ainda mais sentido quando pensamos no quadro de saúde mental do brasileiro, em que diagnósticos como ansiedade e depressão têm crescido cada vez mais.
A Lei do Inquilinato (Lei n.º 8.245/91) não proíbe a presença de animais em imóveis alugados. No entanto, convenções de condomínio podem ter regras específicas sobre o tema, inclusive a proibição total de animais. Além disso, o locador pode proibir a presença de animais no contrato. Por isso, é necessário conferir esse tópico antes de fechar negócio.
Imagem: Freepik
Apesar de a proibição de animais domésticos não ser permitida, é muito melhor encontrar condomínios que não apenas tolere a presença de animais e possuem regulamentações rígidas sobre a convivência em lugares comum, mas sim priorizar condomínios que ofereça espaços que contribua para uma convivência amigável entre animais, tutores e aqueles que não possuem animais.
Para isso, confira nossas dicas abaixo.
Verifique as regras do condomínio
Consulte a convenção e o regimento interno do condomínio para conferir se há proibição de animais, restrições de porte, raça, circulação nas áreas comuns, etc.
Converse com o síndico
Tire dúvidas e confirme se o imóvel está em conformidade com as regras antes de fechar negócio com o proprietário. Lembre-se que a regulamentação do condomínio possui mais influência do que o posicionamento do proprietário. Isso é, se o condomínio possuir regras rígidas, o proprietário não pode interferir, mesmo que seja favorável à presença dos animais domésticos.
Formalize tudo no contrato
Inclua no contrato de aluguel as regras sobre animais, como porte, raça e autorização do condomínio. Mesmo agindo dentro da lei, incluir “pontos óbvios” no contrato evita mal-entendidos e transtornos futuros,
O aumento da adesão de animais domésticos também impulsiona várias mudanças e o crescimento do mercado pet, que oferece diversos produtos e serviços para animais de estimação, como:
Alimentos: com grande variedade de opções para atender às necessidades nutricionais de diferentes animais, o que representa um cenário bem diferente de 10 ou 20 anos atrás.
Acessórios: brinquedos, coleiras, guias, caminhas e outros acessórios garantem o bem-estar e a segurança dos animais.
Serviços: veterinários, pet shops, serviços de banho e tosa, dog walkers (passeadores) e outros serviços atendem às diversas necessidades dos animais de estimação.
LEIA TAMBÉM: Imóveis para Alugar que Aceitam Pet na Zona Norte
O crescimento da população de animais domésticos e a demanda por apartamentos que aceitam cachorros e gatos representam uma oportunidade para o mercado imobiliário. Portanto, deixamos aqui algumas dicas para imobiliárias, corretores de imóveis e proprietários investidores.
Investimento em imóveis pet friendly
Adaptar imóveis para receber animais de estimação pode ser um investimento lucrativo para os proprietários.
Criação de condomínios pet friendly
Condomínios que oferecem estrutura e serviços para animais de estimação podem atrair um público específico e fidelizado. Nesse contexto, são condomínios que prezam pelo bem-estar dos animais nas dependências do condomínio, com regulamentações flexíveis e estrutura favorável, como uma praça para cachorros.
Parcerias com empresas do mercado pet
Imobiliárias podem firmar parcerias com empresas do mercado pet para oferecer serviços e benefícios aos seus clientes.
O aumento da população pet é uma tendência que impacta diversos setores da sociedade, incluindo o mercado imobiliário. Atender à demanda por apartamentos que aceitam cachorros e gatos e oferecer soluções inovadoras para esse público pode ser uma oportunidade de crescimento para o mercado imobiliário.
Para todos envolvidos nesse trâmite, fica a dica: a comunicação clara entre proprietário, inquilino e condomínio é fundamental para garantir uma boa convivência em um ambiente pet friendly.
Para esclarecer outras dúvidas sobre imóveis para alugar, confira nossa editoria e saiba Tudo Sobre a Locação de Imóveis.
Fontes: