Bairros paulistanos dão asas à imaginação no carnaval
Quadras das escolas de samba visam à integração social
Carnaval de São Paulo
"Ó abre alas. Que eu quero passar." Essa é uma famosa canção carnavalesca composta em 1899 pela compositora Chiquinha Gonzaga. Até os dias de hoje, a marchinha é lembrada pelos foliões e faz sucesso nos carnavais da capital paulista.
No Brasil, o Carnaval é uma das principais festas que ganhou popularidade no século XX quando surgiram os primeiros blocos carnavalescos e os cordões. Essas festividades celebram a cultura brasileira de acordo com a tradição de cada estado.
E foi pelos bairros da capital paulista que o carnaval conquistou foliões e arrastou a multidão. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus os carros e desfilavam pelas ruas de São Paulo. Com isso, se deu origem aos carros alegóricos e as famosas escolas de samba.
Muitos bairros da capital paulista são famosos por abrigar a quadra das escolas de samba, que vão além dos desfiles carnavalescos. Esses espaços proporcionam melhorias para essas regiões através de ações na comunidade.
E essas ações visam à integração social com atividades para os moradores como oficinas, cursos, atrações culturais e esportivas. É na sede de uma escola de samba onde tudo ganha novas proporções.
Escolas de Samba na Zona Norte
A zona norte de São Paulo concentra a maior parte das escolas do grupo especial de 2017: