Notícias do seu Bairro
18.jan.2019
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

Conheça o programa de segurança que é sucesso na Zona Norte

Objetivo é coibir o crime e proporcionar segurança

Imagem Conheça o programa de segurança que é sucesso na Zona Norte
Logo Copiar Blog Notícia

A união faz a força! É com esse lema que funciona o "Vizinhança Solidária", um programa criado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, baseado em um modelo de segurança adotado na Inglaterra, que tem como objetivo coibir o crime, proporcionar segurança nas ruas e promover a solidariedade entre os vizinhos.

O Vizinhança Solidária é gratuito e totalmente voluntário. "Para participar é muito simples. Não exige burocracia e nem documentos, basta boa vontade dos vizinhos. Os moradores devem procurar a Companhia da Polícia Militar mais próxima e solicitar o programa de policiamento", explica o Soldado Ligeiro.

Uma vez inseridos no programa, a PM realizará palestras na região sobre a importância da participação de todos para prevenir crimes e saber agir no dia a dia. Nas ruas participantes podem ser fixadas faixas e placas com a identificação do programa. Portanto, a produção das faixas e placas fica por conta dos vizinhos. "Para colocar a faixa é preciso preencher o ofício, protocolar na Prefeitura e seguir exatamente o modelo da PM. Já a placa não precisa do ofício porque é colocado na residência do morador. O uso da faixa e da placa é opcional" conta o Soldado.

Quando houver alguma movimentação suspeita, o morador deve acionar a polícia através do telefone do Batalhão, fornecer as informações detalhadas, como o endereço e o ponto de referência, assim permite que as viaturas vão imediatamente para o local.

Depois deve ligar para 190 e registrar a ocorrência e na sequência publicar o fato no grupo do WhatsApp do programa, assim os vizinhos são notificados imediatamente do ocorrido. "Com a cooperação da população, as viaturas são informadas com mais rapidez, facilitando a ação contra a criminalidade", completa Ligeiro.

O grupo de WhatsApp será apenas para os moradores da rua e os polícias do programa da Vizinhança Solidária. "Neste grupo do WhatsApp é preciso ter bom senso e seguir a regrinha básica. Postar apenas questões de segurança ligadas a rua, como por exemplo, uma árvore que caiu na rua. Já o cachorrinho da tia Lili que fugiu, por favor, não colocar no grupo", declara.

O Soldado Ligeiro conta que mesmo quando não há suspeitos é feita a vigilância. "O patrulhamento é feito em horários variados, pode ser às 6h, às 8h, vai de acordo com o perfil traçado. E polícia está sempre fardada. Nunca deve abrir a porta para a pessoa que não estiver fardada."

Atualmente, os principais bairros da zona norte de São Paulo, Santana, Tucuruvi, Tremembé, Mandaqui, Palmas, entre outros fazem parte fazem parte do Vizinhança Solidária. E de acordo com a Polícia Militar, o programa já proporcionou redução de 40% no índice de criminalidade nessas regiões.

Fonte:
ZN Imóvel
O Portal de Imóvel da Zona Norte de São Paulo
www.znimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel
< Post Anterior
O que é o valor venal do imóvel?
Próximo Post >
Quanto ganha um síndico profissional?