Sabe aquela história do copo meio cheio ou meio vazio? O mercado, em todo o País, de certa forma vive esse dilema. Nas últimas semanas, construtoras, incorporadoras e imobiliárias de quase todas as capitais, têm feito promoções para escoar estoques remanescentes de anos anteriores.
O lance do copo cheio ou meio vazio está no fato que de que se há estoque, não houve venda, mas, em compensação, se há estoque, é possível oferecer bons negócios aos compradores. Para esses, seja qual for a visão, o copo estará sempre meio cheio.
Segundo levantamento do Secovi-SP, as vendas tiveram uma queda de quase 50% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2013. Os lançamentos também foram menores, 18,8. Como uma coisa puxa a outra, é compreensível que o mercado queira "desovar" seu estoque, até mesmo para preparar "campo" para os próximos lançamentos, além, é claro, de fazer caixa.
É isso não é demérito algum. Em alguns casos, alguns "feirões" de construtoras chegaram a oferecer 40% de desconto na compra de um imóvel. O copo continua cheio se entendermos que com mais caixa, as empresas têm condições de lançar mais.
Como o preço do metro quadrado em todas as regiões da Capital e em muitas cidades e estados continua subindo, uma boa pechincha é sempre bem-vinda. E faz o mercado girar positivamente, dando números mais auspiciosos para o setor.
< Post Anterior
Cachoeirinha gera bons negócios
Próximo Post >
Vila Guilherme celebra 102 anos de fundação