Nada está tão ruim que não pode piorar. Essa é uma das maiores máximas do pessimista, mas de uma profunda verdade quando se fala em Prefeitura de São Paulo. Não bastasse o aumento no IPTU este ano, o que elevou o preço do metro quadrado em muitas regiões, o Executivo Municipal acaba de elevar a alíquota do imposto do imóvel na cidade.
Leia também:
Mercado Imobiliário - Financiamento registra o melhor resultado em 20 anos
Reformas em imóveis terão que seguir novas regras
Mercado imobiliário: Financiamento de imóveis também tem portabilidade
De acordo com as novas regras e com a tabela de valores usada para o pagamento de taxas em transações, o imposto pode chegar a um aumento de 173% em alguns casos. Quem pagará por isso serão os donos de imóveis no momento da transação. Na prática, o que pode acontecer é um certo freio nos negócios, pois o lucro, mesmo que seja, por exemplo, para pagar uma dívida, será menor.
O que esperar agora. No mínimo, que o novo Plano Diretor não penalize ainda mais o mercado. É ver, torcer e esperar para seguir a vida.
A Prefeitura de São Paulo anunciou um aumento na alíquota do imposto sobre transações imobiliárias na cidade, o que pode resultar em um aumento de até 173% em alguns casos. Com o aumento do IPTU e do imposto do imóvel, os proprietários serão impactados no momento da transação, possivelmente desacelerando os negócios no mercado imobiliário. A expectativa agora é que as mudanças no mercado não sejam ainda mais prejudiciais com a implementação do novo Plano Diretor da cidade.