Se no passado um edifício para ser bem vendido precisava exclusivamente de uma área útil interessante, quartos e salas espaçosas e, quem sabe, uma área de lazer, um salão de festas e vagas de garagem, hoje, esses itens são parte essencial de qualquer empreendimento.
Assim acontece com outros diferenciais que não faz muito tempo eram só opcionais, como espaço gourmet, jardins, home offices, internet, academias, entre outros, já são entregues e usados pelas construtoras como atrativos de seus empreendimentos.
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Segundo levantamentos do Secovi-SP, as varandas, um item que no passado era obrigatório, mas que, em razão da compactação de espaços, perdeu esse caráter, voltou a ter essa obrigatoriedade. De acordo com a entidade, cerca de 30% dos compradores de apartamentos na Capital paulista só querem uma unidade com esse espaço.
Não demora muito, prédios verdes, com água de reuso, por exemplo, que hoje ainda não só uma unanimidade nos lançamentos, serão maioria e, em seguida, essenciais nos futuros condomínios. Assim caminha o mercado, o que é moda vira, em muito pouco tempo, padrão.
O mercado imobiliário atual exige uma série de diferenciais obrigatórios nos empreendimentos. Itens como área útil, vagas de garagem, espaços verdes e varandas tornaram-se essenciais para atrair compradores. Além disso, prédios verdes com recursos sustentáveis, como água de reuso, estão se tornando cada vez mais comuns, indicando uma mudança de padrão no mercado. Essas novas tendências mostram a evolução das demandas dos consumidores e a importância de acompanhar as mudanças do mercado imobiliário.