O mercado pode, nos últimos meses, não estar bem, os números não têm sido bons, principalmente este ano, mas São Paulo já se consolidou como um dos mercados imobiliários mais fortes do mundo. Entidades e profissionais do setor apontam a cidade como um dos maiores focos de interesse internacional no Brasil – e em âmbito mundial.
São Paulo ocupa a 10ª posição na lista do mercado mais aquecido do mundo. Segundo pesquisa realizada pela
Global Property Guide, a capital paulista apresenta desaceleração na alta dos preços em comparação ao ano de 2013. A GPG, entre outras frentes, tem como escopo sem um canal para investidores imobiliários residenciais que querem comprar casas ou apartamentos em outros países, além de realizar estudos de interesse.
O levantamento levou em consideração a variação nos preços de imóveis em 44 países nos últimos 12 meses até o segundo trimestre de 2014. De acordo o estudo, o preço subiu em 38 dos 44 locais analisados. São analisados índices locais, pesquisas de mercado e a própria carteira do GPG. Apesar de considerar “Brasil”, o estudo analisou números de São Paulo.
Nos últimos 12 meses, os preços dos imóveis na capital paulista tiveram uma alta de 5,37%. Enquanto no mesmo período a variação foi de 6,78%. No segundo trimestre de 2014 (abril, maio e junho), o mercado apresentou alta de 0,75%.
A economia brasileira encolheu 0,6% no segundo trimestre deste ano, após uma queda de 0,2% no primeiro trimestre. A Copa do Mundo no país influenciou no resultado negativo da economia do país.
No ranking, o Brasil está à frente de grandes potenciais mundiais como: Estados Unidos, Holanda, Japão, Canadá, Alemanha, Portugal, Suíça, China, entre outros países.