Em 1984, precisamente dia 7 de abril, inaugurou um novo marco na zona norte que mudou a história da economia da região: o Shopping Center Norte. Construído em uma região que, à época era somente um potencial, mas com diversos problemas de estrutura, como alagamentos, lixo, poluição, entre outros.
Décadas antes, a família Baumgart, dona daquele grande pedaço de terra que ocupava uma das margens do Rio Tietê, mas que era um verdadeiro pântano, que servia exclusivamente para a extração de areia para a construção civil.
A zona norte passou a existir mais para frente. Antes, a região "começava" em Santana. O Shopping Center Norte foi o estopim para que o mercado imobiliário visse que aquela área tinha futuro. Pouco antes, em 1982, já havia sido inaugurado o Terminal Rodoviário Tietê. Com esses dois marcos, aquela região começou a acontecer.
Inicialmente alguns galpões foram ocupados principalmente por transportadoras e empresas de logística (o que ainda é forte hoje em dia). Um pouco mais distante começaram a aparecer os primeiros prédios, um comércio consistente e bem variado, com destaque para o setor automobilístico. O shopping e seu entorno também se transformaram, com a inauguração do Shopping Lar Center e, anos depois, do Expo Center Norte.
O mercado imobiliário deve muito ao shopping, assim como o shopping deve muito ao mercado, que cresceu e traz público comprador. Um casamento que completa 30 anos em 2014 e que deve render muitos mais frutos no futuro.