O fenômeno não é novo e já aconteceu na zona norte mesmo. A chegada de estações de metrô muda os bairros e mercado imobiliário. Na década de 1970, quando começaram a aparecer as primeiras estações da linha Azul do metrô na zona norte, os seus bairros mudaram. Antes, muito mais parecidos com cidades do Interior e, muitas vezes, distantes de tudo, ao inaugurarem as estações Tietê, Carandiru, Santana e, mais recentemente, Jardim São Paulo, Parada Inglesa e Tucuruvi, os bairros mudaram. E isso teve íntima relação com o mercado imobiliário.
Os bairros começaram a ser vistos de maneira diferente e a ter mais lançamentos de todos os tipos – da baixa renda ao alto padrão. Naquela época, incorporadoras e construtoras começaram a ver a região e ampliaram seus leques de ofertas de imóveis para atender os novos compradores. Com uma particularidade, a maioria dos compradores era da própria região, apenas procuravam evoluir e melhoria dos seus imóveis. Aliás, essa é uma característica da zona norte.
A região também é bem servida de shoppings, lojas, grandes magazines, hipermercados, concessionárias, prédios comerciais, hotéis, industrias, espaços para eventos, universidades, faculdades, escolas públicas e particulares, restaurantes, locais de lazer etc. Isso é uma via de mão-dupla. Se eles existem é porque o mercado e os lançamentos possibilitaram isso. Se os lançamentos e um público seleto vêm, o pontos comercias, infraestrutura e facilidades vêm a reboque.
Mas não são só os bairros mais próximos do metrô ou mais centrais, que não contam com estações, como Vila Maria, Casa Verde, Bairro do Limão, Freguesia do Ó etc. têm tido lançamentos. Bairros mais distantes, como Brasilândia, Vila Nova Cachoeirinha, Perus, entre outros, estão na mira dos empreendedores.
Alguns desses bairros estão nos projetos da futura linha Laranja do metrô, que tem previsão de entrega para 2014, a valorização de imóveis, novos e usados, tende a ser maior. Sem contar com lançamentos já planejados. A zona norte, definitivamente, é uma das regiões com maior potencial de crescimento e, consequentemente, valorização da cidade.
O texto aborda o impacto da chegada de estações de metrô na zona norte, especialmente na década de 1970, que transformou os bairros e mercado imobiliário da região. A inauguração de estações como Tietê, Carandiru, Santana, Jardim São Paulo e outras, resultou em uma mudança na visão dos bairros e aumento dos lançamentos imobiliários. Além disso, a zona norte é caracterizada pela presença de shoppings, lojas, escolas, universidades e locais de lazer, evidenciando seu potencial de crescimento e valorização na cidade.