Agentes do setor e especialistas estimam que o mercado imobiliário asseguram que o mercado retomará os bons números de anos anteriores. Mas o começo de 2013 ainda sente os reflexos negativos de 2012. Haja vista os dados que vêm sendo apresentado em diversas análises. A mais recente é a de total de vagas de trabalho.
Leia também:
Vila Brasilândia à espera do progresso
Mercado imobiliário: Pesquisa detecta queda no preço do imóvel
Moro em Jaçanã!
De acordo com levantamento do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), o setor de construção civil fechou mais 101,7 mil vagas em dezembro em todo o País, em comparação com novembro. Esse mês já havia apresentado decréscimo de 42,7 mil vagas.
Se comprados com o mesmo período de 2011, os cortes também foram maiores. Em dezembro de 2011 83,9 mil empregos deixaram de existir.
Por região, a maior baixa foi no Centro-Oeste, 12.222 postos de trabalho, e no Norte, com 9.183 trabalhadores dispensados.
Agentes do mercado imobiliário afirmam que haverá recuperação nos números, mas 2013 ainda sofre com impactos negativos de 2012. Dados recentes apontam para uma queda no setor, como o fechamento de mais de 100 mil vagas em dezembro em todo o país, em comparação com o mês anterior. Em comparação com 2011, houve um aumento nos cortes de empregos, com destaque para as regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil.