Dentre todas as regiões da Capital, uma se destaca pelas possibilidades que apresenta: a zona norte. A região possui um mix de alternativas que poucas áreas na cidade têm. Podem ser empreendimentos comerciais – escritórios, lojas e shoppings –, no segmento de turismo de lazer e de negócios, galpões industrias, principalmente de transporte e logística, sejam, é claro, também no setor residencial.
Os bairros mais centrais, como Santana, Casa Verde, Vila Maria etc., já não possuem muitos terrenos para lançamentos residenciais e o preço do metro quadrado é alto, mas ainda representam os principais focos do segmento residencial. Há muito estoque remanescente – como em toda cidade –, mas devem ser as principais apostas de construtoras e incorporadoras.
A região mais próxima ao Anhembi e ao Shopping Center Norte tem se transformado em um polo de negócios, com turismo de compras, lazer e, principalmente, negócios, com dois dos principais centros de exposição de São Paulo. O entorno desses locais mostram-se cada vez mais interessantes para diversos tipos de empreendimentos, como hotéis, prédios de escritórios, entre outros.
LEIA TAMBÉM:
Mercado imobiliário - Paulista compra poucos imóveis
Tremembé: uma região arborizada e tranquila
Zona norte é bom também para se hospedar
Bairros mais afastados, por sua vez, como Brasilândia, Taipas, Pirituba etc., já começam a ser vistas de outra forma pelo mercado. Ainda há terrenos para construção, com preços mais interessantes que bairros mais próximos do Centro. Dessa forma, a partir deste ano, assim que o mercado se normalizar, o foco dos empreendedores deve mudar. E não só dos empreendedores. Os compradores também, pois essas regiões, em poucos anos, deve ter infraestrutura melhorada, com novas estações de metrô.
Bairros como a Cantareira, por exemplo, não conhecem crise. Por ser destinado a um público de poder aquisitivo maior, há sempre lançamentos, mais para o nicho de casas. Dessa forma, outras regiões começam a ganhar esse perfil, como o Horto Florestal.
Outro ponto a favor da zona norte é a facilidade com que se chega e sai da região. Por ser composta de grandes avenidas e com acesso a estradas que ligam a outros estados, a zona norte é interessante para investidores que veem e aproveitam seus potencial. A zona norte é, sim, a grande aposta do mercado imobiliário.