A história do bairro da Vila Guilherme já foi destaque no Portal ZN Imóvel, por ter sido considerada a região com o maior número de apartamentos lançados nos últimos cinco anos na zona norte.
Mesmo com o grande processo de verticalização que dominou as ruas com prédios residenciais e alguns comerciais, o bairro é um dos mais pacatos da zona norte. Contudo, a Vila Guilherme ainda dispõe de uma ótima infraestrutura que beneficia as necessidades de seus moradores.
O mais interessante é que o bairro, mesmo passando por esse processo de modernização nos últimos anos, concentra um grande número de casarões com jardins e pomares dentro de seus quintais, dando a ele um toque de tradição ao local. Mas, como o "desenvolvimento" imobiliário nunca acaba, é possível encontrar
novos sobrados, porém agora são menores e modernos. Outro ponto relevante são os
condomínios fechados na Vila Guilherme que se multiplicam ano a ano.
Os moradores que ali vivem constituem suas famílias e passam muito tempo por lá. Gostam do clima de confraternização entre os vizinhos, que em todo aniversário do bairro se mobilizam em parceria com a prefeitura para proporcionar uma grande festa. As comemorações acontecem na Praça Oscar da Silva, local onde antigamente, era o primeiro ponto de ônibus do bairro, ao lado da Junta Militar da Vila Guilherme.
Os sinais de modernização não acabam. Ainda ao lado da Praça Oscar da Silva, em 2009 foi inaugurado o Supermercado Sonda, considerado um dos melhores de São Paulo. Fato que valorizou o bairro. Com aproximadamente 23 mil m², a rede além de oferecer o serviço de hipermercado, dispõe de outras opções de estabelecimentos comerciais, como cabeleireiros, lanchonetes, lojas de eletrônicos, farmácias e lotéricas.
Próximo a Ponte da Vila Guilherme, que dá acesso a região do Brás (o maior comércio têxtil do Brasil), localizam-se outros dois gigantes hipermercados, o Carrefour que beira a Marginal do Tietê e o Walmart. Além de abrigar a Magazine Luiza (matriz em São Paulo) e o Telha Norte, que oferecem todo tipo de material para casa e construção. O local também conta com a presença de grandes concessionárias e transportadoras.
Outro ícone, senão o mais importante da zona norte, é o maior Shopping da América Latina, o
Center Norte, que após sua inauguração acelerou a valorização dos imóveis no bairro. Este foi um dos primeiros da capital paulista. Localizado em área estratégica, ao lado Marginal do Tietê, o empreendimento possui mais de 3OO lojas, além do Cinemark e conceituados restaurantes.
Atualmente, o shopping faz parte do complexo “Cidade Center Norte” que abriga o Lar Center, voltado para arquitetura, decoração e reformas, o Novotel, rede hoteleira e o Expo Center Norte, centro de exposições e convenções.
Outro destaque na região é o histórico Club Hypico, mais conhecido como Sociedade Paulista de Trote, com grandes pistas onde se praticavam esporte com carroças, hoje virou o primeiro parque da cidade de São Paulo totalmente adaptado para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Lá se realizam diversos eventos, o mais conhecido é o “Revelando São Paulo”, que acontece todo ano.
A Rodoviária do Tietê que se localiza no seu distrito é o maior ponto de concentração de turismo regional, mais de 66.000 pessoas das regiões norte, nordeste, sul e centro-oeste do Brasil costumam desembarcar nesta plataforma, que também tem acesso a linha principal do metrô.
No setor da educação, o bairro não deixa a desejar, são mais de três creches principais, escolas públicas como a Escola Estadual Casimiro de Abreu – CECA, Afrânio Peixoto e as faculdades Anhaguera e Unip.
Tudo isso faz parte do bairro da Vila Guilherme, que oferece o mais completo acesso residencial da zona norte de São Paulo, com um clima interiorano e um desenvolvimento espelhado nos grandes centros paulistas.
Elaborado por Gustavo Monteiro e editado por Marcel Toledo e Fabiana Maia.